CURIOSIDADES

LOGO AUTO MOGIANA: 

O veículo que ilustra o logotipo do Auto Mogiana é um VOISIN C20, ano 1931.

 

A história: 

A Avions Voison foi um construtor francês de veículos de luxo criada por Gabriel Voisin.

Gabriel B. Voisin foi um pioneiro da aviação e construtor que em 1919 começou a produzir automóveis utilizando o motor Knight-type sleeve valve, em Issy-les-Moulineaux, um subúrbio industrial no Sudoeste de Paris. O antigo estudante da Escola Fine Arts em Lyon e entusiasta de tudo relacionado com mecânica desde a sua infância, os designs intransigentemente individuais de Voisin utilizavam ligas leves, especialmente aluminum. Um dos primeiros designs mais impressionantes da empresa foi o Laboratoire Grand Prix de 1923; um dos primeiros carros de sempre a utilizar a construção de chassis monocoque, e utilizando uma pequena hélice do radiador montado para conduzir a bomba de refrigeração. O característico estilo Voisin de trabalho em equipa racional que ele desenvolveu em conjunto com o seu colaborador André Noel-Noel dava prioridade ao baixo peso, uma distribuição central do centro de massa, uma boa capacidade das caixas de bagagem e linhas angulares distintivas. Os modelos dos anos 30 eram fantasticamente esguios.

No inicio dos anos 30, Gabriel Voisin não conseguiu pagar a todos os seus colaboradores e o novo engenheiro criativo chamado André Lefèbvre deixou a empresa. Lefèbvre finalmente entra na Citroën onde foi o principal responsável pelos três projectos mais bem sucedidos comercialmente da empresa: o Traction Avant, o 2CV e o DS, utilizando uma série de ensinamentos de Gabriel.

Um 1936 Voisin foi utilizado no filme de 2008 'Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull" bem como no filme de 2005 "Sahara".

 

Fonte: http://forum.autohoje.com/forum-geral/101424-topico-das-marcas-francesas-defuntas-delahaye-bugatti-darracq-panhard-delage-voisin-2.html#sthash.t7dlQqmS.dpuf